Um pouquinho sobre Blog

domingo, 22 de agosto de 2010

     É interessante iniciar este post pela definição do blog. De acordo com Barros (2004?) “blog é um contrátil de weblog, é um web site que contêm breves entradas, chamadas posts, arranjadas em ordem cronológica inversa.” O blogueiro pode escolher se quer que seu último post apareça primeiro ou por último em seu blog. “Essas entradas (posts) são normalmente considerados objetos dinâmicos em forma de relatos/referência, de onde a estrutura do blog irá extrair grande parte de sua extensão. Os posts são relacionados, dentro da estrutura do blog, com uma quantidade de elementos.”
      
     Geralmente os blogs são pessoais e funcionam como os antigos diários que algumas pessoas gostavam de ter. A diferença é que agora o diário pode ser acessado por todos aqueles que estiverem ligados à rede e tiverem interesse, não é mais secreto. Há também outros tipos de blogs, como os institucionais, mantidos com a finalidade de divulgar a empresa e seus produtos, etc.

      O conceito de Blog existe desde 1997. Em meados de 1999, o blogue (originalmente designado “weblog”, sendo posteriormente reduzido a “blog”), foi intensamente utilizado pelos jovens como uma espécie de diário virtual, onde iam divulgando as suas alegrias, tristezas e revoltas, geralmente ilustradas com fotos. ( Cardernos BAD apud BENEDITO, 2003, p.30-31).
      
     O Canal da Informação é o meu segundo blog, o primeiro é O Mundo do Tricô. Mas para falar um pouquinho sobre essa minha primeira experiência como blogueira, tenho que contar um pouco da minha história. Tenho uma filha de 3 anos e meio, quando ela nasceu decidi parar de trabalhar e ficar em casa cuidando dela. Passados seis meses, estava realizada como mãe, mas comecei a sentir falta de alguma atividade extra, aquelas que são mães integralmente me entenderão. Resolvi aprender a fazer tricô, uni o útil ao agradável. Passava minhas tardes tricotando fofuras para minha pequena, o que me ajudava também a me sentir mais satisfeita, e deixava a família mais quentinha. Minha decisão foi de ficar com minha filha até que ela completasse dois anos, após isso voltaria a estudar, pois meu objetivo já era o de fazer Biblioteconomia. Por isso, quem verificar esse blog, verá que o último post é de 2008, pois em 2009 comecei a estudar para o vestibular, e em 2010 entrei para o curso de Biblioteconomia na Ufrgs. Essa foi uma experiência muito boa para mim, pois eu compartilhava com as demais blogueiras “receitas” de tricô e crochê, aprendia e às vezes até ensinava algumas coisinhas. O Mundo do Tricô, na minha opinião, é um fotolog, já que eu postava minhas obras realizadas através de fotos, e geralmente colocava as orientações de como as demais blogueiras poderiam fazer igual.
     
     Finalizando, esta pesquisa sobre blog foi bem interessante, para mim, às vezes pensamos que algumas coisas já existem há muito, muito tempo, mas como vimos, o blog é algo recente e que já faz tanto sucesso entre nós.

                                                                           
Referências

BARROS, Moreno Albuquerque de. Blogs e Bibliotecários. (2004?) 

A Blogosfera, perspectivas e desafios no campo da Ciência da Informação. Cadernos BAD 2007: Novos espaços na web: Os blogs na área da documentação e informação.

Um comentário:

Gabriela Giacumuzzi disse...

Juliani
Desejo para você boa sorte para esse segundo blog.
Seu primeiro post ficou bem legal.

Postar um comentário