Avaliação de Blogues

segunda-feira, 30 de agosto de 2010


     Atualmente existem milhões de blogs disponíveis na internet. Tantos, que é impossível enumerá-los, quanto mais avaliá-los em sua totalidade. Contudo, a avaliação de blogues é necessária, já que eles são um canal de informação e formadores de opinião. Através da evolução de softwares, é possível pesquisar blogues por assuntos postados, como o Technorati, software que pesquisa blogues em tempo real e procura por dados dentro dos mesmos, conforme suas últimas modificações. (ALVIM, L. 2008, p. 2).


     De acordo com a autora do artigo, A avaliação da qualidade de blogues, Luísa Alvim (2008, p.3), “a blogosfera é um dos locais mais dinâmicos da rede, que mais produz e difunde conhecimento.” Já que tanto conhecimento e informação estão sendo produzidos diariamente, como separar o que é útil do que não é? A forma mais aconselhável é a formação de critérios capazes de definir o que é importante ao usuário, assim como a criação de ferramentas de análise e de metodologias de avaliação. (ALVIM, L., 2008, p.4).

     A autora define alguns critérios importantes a serem considerados na avaliação de blogues:
A avaliação dos aspectos técnicos pode ser sintetizada nos três critérios: acessibilidade (design compatível com navegadores, cumprimento da normativa WAI, funcionalidade para imprimir e descarregar documentos, ajuda à navegação); navegabilidade (existência do mapa do sítio, permeabilidade interna, visibilidade do mapa de conteúdos); funcionalidade (pertinência dos títulos e adequação entre estes e as secções, sistema próprio de busca de conteúdos, velocidade de descarga das várias páginas, existência de mapa de hiperligações). (ALVIM, L., 2008, p. 5).

     Também é necessário analisar o conteúdo dos sites para fazer a adequação com a qualidade dos conteúdos, correção da arquitetura e desenho gráfico de acordo com as características técnicas, resultantes dos indicadores de navegabilidade, acessibilidade e funcionalidade. (ALVIM, L., 2008, p. 5) Os critérios de avaliação e os indicadores de avaliação para análise do conteúdo, arquitetura e design gráfico são:

1.Tema (implícito ou fornecido por metainformação; amplitude; profundidade, em relação com o público alvo; cronologia). 2.Conteúdo (autoridade, reconhecimento social do autor, competência no domínio, declaração de princípios e propósitos de um sítio, indicação de fontes de informação, contacto com o responsável; precisão; atualidade; originalidade; qualidade da escrita). 3.Acesso e facilidade de uso (pesquisa; organização; tempo de descarregamento de informação; ambiente informático; estabilidade da URL; conectividade; ligações Web; língua; ajuda; facilidade de uso; interactividade; acessibilidade). 4.Desenho gráfico (homogeneidade visual entre as páginas, simplicidade, tipografia textual adequada; construção; instruções de ajuda; gráficos e multimédia). 5.Público e objectivos (público-alvo definido, objectivos; interactividade com o público). 6. Divulgação (sítio conhecido, citado, recuperado por motores de busca). 7.Custos (conteúdos pagos, custos associados aos direitos de autor, custos no descarregamento da página). 8. Conservação e comunicação (descarregamento da página, modalidade de impressão, serviços de RSS, informação por correio electrónico). (ALVIM, L., 2008, p. 5)


     Todo esse sistema de análise é importante para definir a qualidade dos conteúdos dos blogues, gerando uma lista aos interessados em recursos com qualidade. A avaliação de blogues também é importante para trazer mais credibilidade a este recurso da web 2.0. Nós, como bibliotecários, ou seja, profissionais que trabalham com a disseminação da informação, temos que saber trabalhar com este recurso tão importante atualmente, e fazer uso dele a nosso favor.




Referências:

ALVIM, L. Avaliação da qualidade de blogues. 2008. 13 p. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Ergonomia Cognitiva, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 2008.

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