Jornais eletrônicos

sábado, 23 de outubro de 2010

O profissional

A mídia eletrônica traz novos desafios aos profissionais da informação, ligados aos serviços de tratamento, armazenamento e dissiminação da informação. Se antes as preocupações giravam em torno da preservação de documentos impressos, onde os vilões eram insetos, umidade e poeira, hoje a mídia virtual exige que Arquivistas, Bibliotecários e Museólogos aprendam novas tecnologias e encontrem formas de evitar que tais informações se tornem inacessíveis. A tendência dos jornais impressos se tornarem eletrônicos dá-se não apenas pela economia, mas também pela capacidade do segundo em alcançar um público maior:



O jornal eletrônico é o veículo mais rápido e mais eficiente do mundo, com resultados extraordinários em frações de segundos. A Propaganda na Internet consegue atingir um público 4 vezes maior do que a televisão, 17 vezes mais do que o Jornal, 26 vezes mais do que a revista, e comparada a ela, ainda só está o rádio. Trata-se da informação na velocidade que só a Internet tem, é por onde comprovadamente 80% dos produtos em varejo divulgados são vendidos para seu público consumidor. Vender hoje sem a Internet você até conseguiria, agora com ela, você entra no mercado e se mantém nele de forma sólida (TEIXEIRA NEWS, 2010).

De acordo com Rodrigues (2010), o serviço de monitoramento de websites da Pingdom e Ibope Nielsen Online, informou que “[ … ] em 2009, noventa trilhões de e-mails eram enviados diariamente”, o que mostra o volume de informações que geramos nos dias atuais. Contudo, as capacidades de armazenamento dos provedores de e-mails é limitada e as necessárias expansões na capacidade resultam em custos financeiros extras. Assim, mensagens mais antigas e consideradas menos importantes são excluídas por economia. Esse volume de informações diárias não fica restrita aos e-mails, encontrando similar comportamento em outros serviços da internet. Não havendo por parte dos veículos midiáticos eletrônicos uma preocupação em preservar toda a informação que produzem, o risco de um artigo antigo ser excluído para dar lugar a um novo é consideravelmente alta.
Para os profissionais ligados ao tratamento, organização e disseminação da informação, as publicações nos diários oficiais virtuais e editais de concursos em pdf, geram preocupações. Basta uma rápida pesquisa na internet para perceber que tudo é feito pensando no presente. A pesquisa nos diários oficiais requer informações que nem sempre dispomos, como a data exata ou o nome completo. Editais de concurso de 2004 ou 2005 já sumiram das páginas das principais bancas de concurso. Com respeito aos jornais eletrônicos as preocupações se agravam, pois há, ainda, a questão da qualidade da informação produzida:

se analisarmos os principais veículos on-lines nacionais, iremos encontrar matérias recheadas de verbos na forma passiva, sentenças muito longas e uma mistura de metáforas com clichês. Isso pode ser conseqüência de equipes enxutas, formadas rapidamente, e da presença de jornalistas inexperientes – que, magicamente, de estagiários passam a editores e, às vezes, comandam, sozinhos, um canal inteiro de notícias. (FERRARI, 2004. p. 49).

Por outro lado, Caldas (2010) lembra que “já que vivemos em uma sociedade em rede, em que o fluxo de informações é extremamente rápido, faz-se necessário estabelecer eficientes canais de comunicação.” Os canais de comunicação existem, mas nem sempre com a eficiência que desejamos. Para organizar a desordem, precisamos que arquivistas, bibliotecários e museólogos aprendam novas tecnologias, acostumem-se com os computadores e filtrem as informações virtuais para selecionar às mais úteis em meio às milhões produzidas diariamente.
  
   O suporte


  Atualmente, percebemos que os jornais em formato tradicional, impresso, tem migrado para o jornal eletrônico. Muitos como o Jornal do Brasil, que recentemente deixou de circular de forma impressa, e passou a ser divulgado apenas pela internet, tem seguido as novas tendências modernas de transmissão da informação. Sugiro esta reportagem que fala mais sobre o Jornal do Brasil: http://lidebrasil.com.br/site/index.php/2010/09/01/deixa-de-circular-a-edicao-impressa-do-jornal-do-brasil/.
    
     Essa migração ocorre devido a diversas vantagens do jornal eletrônico em relação ao jornal tradicional. O custo de um jornal editorado em formato on line tem menor custo, já os formatos em papel, tem um alto custo, exigem muitos funcionários e serviços de entrega. Outra vantagem do jornal digital é a abrangência. O jornal tradicional atinge um público local, regional ou nacional, mas sem conseguir se tornar disponível mundialmente. Já o jornal eletrônico através da internet está acessível ao mundo. Além dessas vantagens do jornal eletrônico, deve-se levar em consideração as questões ecológicas que envolvem a produção do jornal tradicional, que se comparado ao jornal eletrônico também perde nesse quesito.
     Mas o grande diferencial do jornal eletrônico é a imediatez com que a informação é disponibilizada aos leitores. As reportagens são instantâneas e ainda podem ser acessadas posteriormente pelos usuários através de seus banco de dados.
     Para alguns o jornal eletrônico pode ser o fim do charme de se sentar à sombra num banco de praça para ler as notícias sobre a região, contudo, para mim é apenas um tendência esperada, pois atualmente, o mundo está sendo colocado na internet, não seria diferente com os jornais.


REFERÊNCIAS:

CALDAS, Alessandra. Práticas Cotidianas de Pesquisar e Praticar Currículos: jornal eletrônico e a circulação de documentos. In: Educação no Brasil: o balanço de uma década, XXXIII, 2010, Caxambu, Minas Gerais. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT12-6984--Int.pdf >. Acesso em: 23 out. 2010.


FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004. 120 p.


RODRIGUES, Rodolfo. Números da Internet e o Seu Crescimento. Raocubo. 2010. Disponível em: <http://www.raocubo.com.br/blog/numeros-da-internet-e-o-seu-crescimento/>. Acesso em: 23 out. 2010.


TEIXEIRA NEWS. Comercial. [2010?]. Disponívem em: <http://www.teixeiranews.com.br/comercial/index.php>. Acesso em: 23 out. 2010.


DEIXA de circular a edição impressa do “Jornal do Brasil”. LideBrasil. Disponível em: http://lidebrasil.com.br/site/index.php/2010/09/01/deixa-de-circular-a-edicao-impressa-do-jornal-do-brasil/>. Acesso em: 23 out. 2010.



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