As imagens são registros que precisam ser armazenados e organizados. Os bancos de imagens ralizam esta tarefa, pois de acordo com Rozados (2010?) “são sistemas de captura, tratamento, organização e recuperação de imagens digitais;”. Os bancos de imagens nos permitem obter imagens (desenhos, fotografias, documentos digitalizados, etc), pagas ou gratuitas.
Para isso, existem diversos repositórios de imagens, onde é possível encontrar imagens de diversos tipos, principalmente fotografias. Alguns são pagos, citarei apenas alguns, o Fotosearch, Viagens e Imagens; outros pertencem a agências de notícias internacionais, como a Agência EFE – Espanha, a AFP (Agence France Presse) – França. Algumas agências brasileiras: Agência O Globo, Folhapress – Agência da Folha de S.Paulo. Outros são totalmente gratuitos, neles é possível fazer dowload das imagens sem custo algum, entre elas Stockvault, Everystockphoto, Sxc, entre outros. Atualmente a maior agência com banco de imagens por assinatura é Shutterstock. Foi a primeira agência de imagens on line que disponibilizou fotografias editoriais e lançou uma videoteca.
Existem também os bancos de imagens pessoais, são aqueles criados por fotógrafos, por exemplo, para mostrar seus trabalhos. Um ótimo repositório de
imagens pessoais é o do fotógrafo Sebastião Salgado, reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Em 1994 ele abriu sua própria agência, a Amazonas Images. Fica a dica para quem quiser conhecer o trabalho deste excelente fotógrafo.
Quanto aos direitos autorais e direitos de usos - É a lei de Direitos autorais que define as condições de uso de imagens. O fotógrafo que fez a fotografia, por exemplo, é quem tem a posse da imagem, e é ele quem define se as imagens poderão ser copiadas ou não. Em alguns casos as imagens são disponilizadas desde que seja dado crédito ao autor, em outros são complementamente proibidas. O direito de uso se refere a imagens de pessoas, essas imagens só podem ser publicadas se as pessoas que aparecem na fotografia autorizarem sua exibição. Mas isto se aplica no caso de uso comercial de fotos.
É fundamental para guardar toda essa memória que hajam ferramentas capazes de preservar recuperar e disponibilizar esses documentos. Nesse sentido, a informática é uma grande aliada dos profissionais que trabalham no tratamento e recuperação das imagens. É preciso também indexar as imagens para facilitar o acesso. De acordo com Barbieri, Innarelli, e Martins (2002, p. 4) ao relatar a criação de um banco de informações e imagens no Arquivo Permanente da UNICAMP, destacam que: “ as imagens são acessadas in loco, por instrumentos de pesquisa produzidos em editor de texto e originalmente descritas em fichas manuais, na sua maioria, levando-se em consideração os conjuntos e seus contextos de produção e recolhimento.” Portando, é necessário que exista o bom senso na interpretação do profissional que realiza a indexação desses materiais, para que a descrição da imagem seja correta e para possibilitar ao usuário a recuperação da imagem.
Gerenciar documentos eletrônicos é tão ou mais importante quanto o gerenciamento que estamos habituados. Esta, com certeza, é uma tarefa para os profissionais da informação, que tratarão de conservar, preservar, organizar e disseminar as informações nos mais diferentes suportes. O crescimento de documentos disponíveis na internet contribui e exige o aprimoramento e capacitação dos profissionais da informação, que tem esse desafio pela frente.
Referências:
BARBIERI, Cristina Correia Dias; INNARELLI, Humberto Celeste; MARTINS, Neire do Rossio. Gerenciamento eletrônico de documentos: criação de um banco de informações e imagens no Arquivo Permanente da UNICAMP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS BIBLIOTECAS CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E MUSEUS,1.,2002. Textos... São Paulo: Imprensa Oficial, 2002. p.53-66.
PEVIDE, Gabriel. Mundo cheio. Everystockphoto. 1 fotografia digital, color., resolução: 821 x 844. Disponível em: <http://everystockphoto.com/photo.php?imageId=2402788>. Acesso em: 26 set. 2010.
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Banco de imagens digitais. 18 diapositivos.
SALGADO, Sebastião. Amazonas Images. Disponível: <http://www.amazonasimages.com/accueil>. Acesso em: 26 set. 2010.
PEVIDE, Gabriel. Mundo cheio. Everystockphoto. 1 fotografia digital, color., resolução: 821 x 844. Disponível em: <http://everystockphoto.com/photo.php?imageId=2402788>. Acesso em: 26 set. 2010.
ROZADOS, Helen Beatriz Frota. Banco de imagens digitais. 18 diapositivos.
SALGADO, Sebastião. Amazonas Images. Disponível: <http://www.amazonasimages.com/accueil>. Acesso em: 26 set. 2010.
2 comentários:
Ficou muito bom o post.
Tem uma boa quantidade de exemplos de banco de imagens, o que enriquece o conteúdo.
Ótimo texto.
Postar um comentário